Monitoramento de tanques de termoacumulação

Os shoppings centers são espaços que demandam grandes sistemas de refrigeração para proporcionar conforto térmico aos frequentadores e garantir a conservação adequada de produtos e equipamentos.

Uma solução bastante utilizada para esse propósito é o uso de tanques de termoacumulação, que consistem em grandes reservatórios de água gelada.

Eles são capazes de armazenar energia térmica durante a noite e disponibilizá-la para o sistema de refrigeração durante o dia, evitando o consumo de energia elétrica em horários de pico.

Veja neste artigo a importância do monitoramento dos tanques de termoacumulação em shoppings centers, destacando as principais vantagens e desafios dessa prática. Acompanhe!

O que são tanques de termoacumulação na refrigeração?

Os tanques de termoacumulação em shoppings centers têm a função de armazenar água gelada, produzida durante a noite por meio de dispositivos de refrigeração, conhecidos como chillers.

Essa água gelada é utilizada durante o dia para refrigerar o ambiente do shopping, quando a demanda por refrigeração é maior, e o custo de energia elétrica é mais elevado.

Como funcionam os tanques de termoacumulação?

Durante a noite, os chillers resfriam a água do tanque, que acumula a energia térmica necessária para manter o sistema de refrigeração em pleno funcionamento durante o dia.

O ciclo de refrigeração ocorre de forma contínua, com a água circulando entre os chillers e o tanque, garantindo a estabilidade da temperatura ambiente dentro do shopping.

Quais os desafios do uso de tanques de termoacumulação?

Um dos principais desafios enfrentados pelos shoppings centers é a ausência de sistemas inteligentes de monitoramento nos tanques de termoacumulação.

Muitas vezes, os gestores não possuem acesso completo aos dados operacionais desses sistemas, o que pode levar a problemas de eficiência energética e de desempenho na refrigeração.

Em alguns casos, a refrigeração noturna não é suficiente para manter a água gelada no tanque, resultando em um aquecimento diurno excessivo.

Isso pode acarretar custos adicionais com o uso de sistemas suplementares de refrigeração e prejudicar a imagem do shopping, além de comprometer a experiência dos clientes.

Monitoramento inteligente com uso de dados e IoT

Para contornar os desafios identificados dos tanques de termoacumulação, uma solução eficiente é a aplicação de inteligência de dados.

Isso envolve a instalação de sensores IoT (Internet das Coisas) nos pontos estratégicos do tanque, responsáveis por medir a temperatura e enviar os dados para uma plataforma em nuvem.

1) Tratamento e análise dos dados

Os dados coletados pelos sensores são tratados e analisados na plataforma em nuvem, utilizando algoritmos inteligentes.

Essa análise permite identificar comportamentos térmicos anômalos, como variações significativas na temperatura do tanque ao longo do tempo

2) Alertas e comunicação com o cliente

Caso seja detectada alguma anomalia ou tendência preocupante, o sistema envia alertas ao cliente por meio de mensagens de WhatsApp ou outros meios de comunicação.

Dessa forma, é possível tomar medidas preventivas antes que os problemas se tornem perceptíveis aos frequentadores do shopping.

Benefícios do monitoramento de tanques de termoacumulação em shoppings centers

O monitoramento adequado dos tanques de termoacumulação em shoppings centers traz consigo diversos benefícios que impactam positivamente tanto na eficiência operacional quanto na experiência dos clientes. Veja  alguns dos principais benefícios dessa prática:

Otimização do consumo energético

Sem comentários

Poste um comentário

Comente
Nome
E-mail
Site