Leituras de Caixas d’água com inteligência e WhatsApp

Você sabia que existe a possibilidade de se fazer leituras de caixa d’água usando inteligência e WhatsApp? Essa pode ser uma solução interessante e prática.

Automatizar o processo de monitoramento, faz com que o gerenciamento saia do nível básico. Essas funcionalidades podem ser interessantes no processo de leitura. Então veja mais sobre:

Como implementar de modo eficiente essa função inteligente?

Para implementar de modo eficiente o sistema de leitura de caixa d’água de forma inteligente, você precisa considerar os pontos a seguir:

Conectividade

Neste caso, sensores que necessitam ser conectados e compartilhados com dispositivos inteligentes devem ser capazes de processar, com eficiência, os dados. Além disso, enviar as informações importantes para a próxima etapa.

Dispositivos de medição inteligente

Outro ponto que não pode ser ignorado é a instalação de sensores de nível nas caixas d’água.

Podem ser usados sensores do tipo ultrassônico, de bóia ou de pressão. Esses dispositivos são os responsáveis pela coleta de dados sobre o nível da água.

Integração com WhatsApp

O WhatsApp pode ser uma ferramenta e tanto para integrar a plataforma de inteligência. Você pode utilizar APIs para esta função.

Deste modo você permite que a sua plataforma envie de modo automático todas as leituras do nível de água para os números das pessoas responsáveis pelo monitoramento.

Notificações automáticas por meio do WhatsApp

Como o WhatsApp se mostrou uma ferramenta útil no processo de leituras de caixa d’água utilizando inteligência, saiba que é possível enviar notificações automáticas por meio da plataforma.

Quando o nível de água atinge determinados níveis, os responsáveis pelo monitoramento devem ser alertados sobre possíveis problemas e riscos de situação de emergência. Então você pode programar a plataforma para enviar mensagens caso isso aconteça

Relatórios e análises

A plataforma com utilização de inteligência é capaz de gerar relatórios periódicos sobre o consumo de água durante um determinado período de tempo.

Por essa razão ela possibilita um melhor entendimento dos padrões. Então os relatórios podem ser usados na tomada de decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos.

Plataformas de inteligência

Por fim, as plataformas de inteligência são desenvolvidas para processar e armazenar os dados em um banco automático.

Por isso, elas devem ser capazes de receber todos os dados emitidos pelos sensores das caixas d’água, facilitando a leitura, compreensão dos padrões e auxiliando na tomada de decisão.

Conclusão

Utilizar soluções de leitura para caixas d’água com métodos inteligentes e o auxílio do WhatsApp pode ser extremamente benéfico.

Entre a lista de benefícios nós podemos citar a redução dos custos com a mão de obra, a facilidade em realizar leituras, detectar situações de risco, como vazamentos, de modo precoce, além de auxiliar na otimização do uso de água.

Para uma boa gestão de recursos hídricos é essencial utilizar métodos que contem com a inteligência e a segurança dos dados e privacidade dos usuários durante a implementação destas novas tecnologias.

Esperamos ter te ajudado com este conteúdo. Os métodos inteligentes podem ser grandes aliados na economia e na gestão dos recursos naturais.

Sem comentários

Poste um comentário

Comente
Nome
E-mail
Site