Medição online para rateio de água e gás

As medições de água e gás desempenham um papel fundamental quando se trata de rateio de despesas em locais como shopping centers ou galpões.

Neste artigo, veja como esses dispositivos funcionam e como a tecnologia está sendo empregada para tornar o processo de coleta de medições automático, superando as dificuldades até então pouco conhecidas. Acompanhe!

Os dispositivos hidrômetros e Gasômetros

Esses aparelhos registram a quantidade de fluido que passa por eles, seja água ou gás. No entanto, para que essas informações sejam coletadas para rateio de despesas, é necessário contar com sensores acoplados nesses equipamentos.

Nesse artigo iremos focar na tecnologia Reed Switch, porém alguns hidrómetros e gasómetros possuem outras tecnologias de comunicação, como protocolo Modbus ou outros. Os equipamentos da Time Energy podem obter dados nessas outras configurações, caso seja esse o caso entre em contato para maiores informações.

Reed Switch: Uma Opção Econômica

Uma das opções mais econômicas para essa leitura é o sensor Reed Switch. Esse dispositivo é amplamente utilizado devido à sua simplicidade e custo acessível, porém os hidrómetros e gasómetros precisam ter na sua construção a possibilidade de acoplamento desses sensores. Alguns modelos não permitem e nesse caso é necessária a troca para modelos que permitam.

Basicamente, nesse sistema um ímã gira dentro dos medidores, passando próximo de onde fica o sensor, após a passagem de uma determinada quantidade do fluido. Quando esse ímã passa perto do sensor Reed Switch, ocorre uma interação magnética com pequenas chapas de metal contidas dentro desse sensor que se conectam gerando um fechamento do circuito, ocasionando o que chamamos de pulso. Esses pulsos são então contabilizados pelos equipamentos de telemetria e enviados para uma central por meio de comunicação sem fio.

Telemedição dos dispositivos hidrômetros e gasômetros

A telemedição é o processo de contabilização de dados de pulso dos dispositivos hidrômetros e gasômetros que já estão em funcionamento.

Isso envolve a coleta mensal de informações sobre o consumo de cada unidade consumidora. Quando não há a telemedição esse processo é realizado manualmente, com uma pessoa indo de dispositivo em dispositivo para registrar os valores contabilizados.

Automatização e acesso online

No entanto, uma alternativa mais eficiente está ganhando força. A proposta atual é a utilização de dispositivos que coletam automaticamente esses dados e os enviam para uma central.

Além disso, os consumidores podem acessar seus dados de consumo pela internet em tempo real, permitindo que acompanhem o consumo à medida que ele ocorre, em vez de receberem uma conta com base em leituras mensais.

Granularidade na medição

Um aspecto importante na escolha do hidrómetro e gasómetro com sensor Reed Switch acoplado é a granularidade na medição. A quantidade de pulsos por unidade de medida afeta diretamente a precisão da avaliação do consumo.

Quanto mais pulsos forem registrados, mais precisa será a medição. Portanto, é importante buscar a granularidade mais alta de acordo com o perfil de consumo de cada unidade.

Verificação Frequente de Anomalias

A medição por pulsos de água e gás, embora aparentemente simples, requer atenção constante.

Os dispositivos que coletam esses pulsos não realizam a medição real, apenas registram os pulsos.

Portanto, é fundamental verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta de verificação de anomalias e as contabilizações são verificadas quanto a variações inesperadas, ou anomalias de consumo, pelo sistema de Machine Learning.

Como a unidade básica da medição está no hidrómetro ou gasómetro, qualquer problema envolvendo o Reed Switch pode acontecer a qualquer momento, portanto não se pode imaginar que uma instalação bem conferida hoje poderá estar bem no futuro. O cabo do sistema pode desconectar ou ser fraudado, ou ainda o imã pode perder sua força com o tempo e deixar de contabilizar, ou ainda o Reed Switch pode enferrujar ou perder sua eficiência, nesses casos a verificação frequente e periódica precisa estar sempre em vista.

Machine Learning e detecção de anomalias

A detecção de anomalias é uma parte crucial do processo de medição. Com a ajuda de algoritmos de machine learning e inteligência de dados, é possível identificar variações no consumo.

Por exemplo, se uma unidade consumidora que costumava consumir uma quantidade constante de fluido passa a variar seu consumo, isso pode indicar um problema no dispositivo de medição ou o sensor Reed Switch.

Sistema de Leitura Integrada

O sistema desenvolvido pela Time Energy possui um módulo de auditoria, que expõe via WEB para um leiturista, o valor que o registrador do hidrómetro ou gasómetro deve estar mostrando em tempo real, nesse caso, o leiturista será chamado a fazer uma foto, confirmar se o valor atual está igual com o valor do dispositivo, ou digitar a alteração observada.

Cada confirmação ou alteração coloca o hidrómetro ou gasómetro com um grau de confiabilidade e ainda ajusta as medições daquele período. Caso algum desses equipamentos começar a apresentar problemas constantes, o equipamento poderá ser substituído e dessa maneira eliminando as checagens periódicas. Portanto o sistema da Time Energy nunca perde contabilização, para o correto pagamento, mesmo acrescentando algum delta de consumo e também avalia a qualidade dos dispositivos.

Após várias confirmações positivas de funcionamento, próximas leituras aparecem somente alguns meses mais adiante, para aquele dispositivo, porém em alguns meses uma rechecagem é sugerida, para garantir a confiabilidade. Outro caso em que a leitura é automaticamente requisitada na plataforma é quando por Machine Learning é indicada alguma alteração de consumo.

A qualquer momento é possível exportar da plataforma um relatório com as fotos, as datas e nome das pessoas que realizaram a leitura. Essa informação é importante para o caso de dúvidas quanto ao consumo pelo cliente final.

Conclusão

Enfim, a medição de água e gás por pulsos é uma abordagem eficiente, mas que requer supervisão constante.

O sistema de coleta de medições, que utiliza leituristas e fotos dos equipamentos, junto à detecção de anomalias por inteligência de dados, tornam o processo mais preciso e confiável. A verificação periódica, após alguns meses ainda é fundamental para garantir essa confiabilidade no longo prazo.

Sem comentários

Poste um comentário

Comente
Nome
E-mail
Site